Largura do campo de visão intermediário e de perto: o que você precisa saber para escolher suas lentes multifocais

Penelopi - Featured Artigos Lentes
Gostou? Compartilhe.

O que saber?

Ao escolher suas lentes multifocais é importante saber a largura do campo de visão intermediário e de perto.

O campo de visão intermediário é a área de visão que fica entre a visão de perto e de longe, ideal para atividades como trabalhar em um computador ou ler e este campo progressivo fica na região entre 4mm. e 22mm. abaixo da posição da pupila, variando de acordo com a lente. Já o campo de visão de perto é a área de visão que permite ver objetos próximos, como livros ou celulares e fica imediatamente abaixo do campo intermediário. A largura do campo de perto é sempre maior que a largura do campo intermediário.

Existem lentes multifocais com diferentes larguras de campos de visão intermediário e de perto. Algumas lentes têm uma maior área de visão intermediária, perfeitas para quem passa várias horas trabalhando no computador ou em ambientes e situações em que os objetos variam predominantemente de 50cm. a 6m. de distância, enquanto outras têm uma área de visão de perto maior, ideais para quem faz trabalhos manuais mais precisos. As lentes que possuem um campo intermediário mais amplo e livre de distorções geralmente são mais caras, porque é na parte lateral dessa zona que existem as maiores distorções periféricas. Quanto mais sofisticada a lente, menores são essas distorções, ampliando o campo intermediário.

Consulte sempre um especialista em ótica para ajudá-lo a escolher as lentes multifocais que mais se adequam às suas necessidades de visão específicas ou do seu dia-a-dia, considerando o seu estilo de vida e necessidades de uso das lentes. Fatores como o tipo de trabalho que você realiza, se pratica atividades físicas, se possui alguma condição de saúde ocular, entre outros, devem ser considerados na escolha das lentes multifocais para você ter a melhor experiência visual e cuidar da saúde ocular.

Além disso, é importante considerar também outros fatores ao escolher suas lentes multifocais, como a sua facilidade pessoal de adaptação, o conforto e a qualidade óptica das lentes. Nem todas as lentes multifocais são iguais, por isso é importante escolher uma lente de qualidade, autêntica e de uma marca reconhecida.

Quais as melhores lentes multifocais?

Não há uma resposta única para esta pergunta, pois há várias marcas e modelos de lentes multifocais disponíveis no mercado, e a escolha depende das necessidades e preferências individuais de cada pessoa, como o grau de prescrição, o estilo de vida, a rotina diária, entre outros fatores.

No entanto, há algumas marcas que são bem conhecidas e reconhecidas pela qualidade de suas lentes multifocais, como Varilux, Hoya, Zeiss e Rodenstock. Essas marcas oferecem diferentes tipos de lentes multifocais e tecnologias de ponta para garantir um campo de visão amplo e uma adaptação mais fácil e rápida.

A escolha das melhores lentes multifocais também pode depender da maneira como as lentes são produzidas. Há lentes feitas através do método tradicional, as produzidas com tecnologia digital e as lentes Free Form, que oferecem um campo de visão mais amplo e um melhor contraste visual.

Algumas tecnologias específicas de lentes multifocais também podem ser recomendadas dependendo da necessidade de cada pessoa, como:

  • Lentes progressivas de uso geral: são as lentes multifocais mais comuns, que possuem uma transição gradual entre as diferentes zonas de visão.
  • Lentes ocupacionais: são lentes multifocais projetadas especificamente para atividades de trabalho que exigem a visão intermediária, como usar o computador.
  • Lentes personalizadas: são lentes multifocais feitas sob medida para o paciente, com base no questionário das suas necessidades individuais de visão e medidas biométricas complementares.

Na Ótica Penelopi, são considerados diversos fatores, como a prescrição, o histórico de óculos, o estilo de vida e as atividades diárias em todos os atendimentos consultivos para poder oferecer as opções que melhor atendem às necessidades dos usuários.