Lentes multifocais ou monofocais (visão simples): Qual escolher?
A escolha entre lentes multifocais ou monofocais vai depender do tipo de correção visual que você precisa e do seu estilo de vida.
Veja abaixo as diferenças entre esses dois tipos de lentes:
Lentes monofocais (visão simples)
São aquelas lentes que corrigem problemas de visão em apenas um foco, como miopia e hipermetropia, associados ou não com astigmatismo.
Se o usuário precisa corrigir um problema de visão com um foco único, as lentes monofocais são a escolha certa. A correção acontece somente para longe ou para perto, ou ainda a visão pouco nítida a qualquer distância por causa do astigmatismo pode ser corrigida por essas lentes.
Lentes multifocais
São aquelas lentes que corrigem problemas de visão em mais de um foco, por exemplo a presbiopia, que é a dificuldade de acomodar o foco para perto, normalmente após os 40 anos.
Essas lentes têm diferentes zonas de focalização na mesma lente e permitem que o usuário veja objetos a diferentes distâncias sem precisar trocar de óculos.
As lentes multifocais são ideais para pessoas com necessidades de correção visual em diferentes distâncias, como leitura ou trabalho no computador, atividades ao ar livre, atendimento ao cliente entre outras atividades.
No entanto, é importante lembrar que para obter maior conforto e facilidade no uso das lentes multifocais é necessário que seu especialista ótico lhe ensine como funcionam os focos, tire as medidas da forma adequada.
Algumas pessoas sentem um desconforto visual até que o processamento visual do cérebro se acostume que conforme a posição dos olhos existe um “auxílio” novo da lente para gerar o foco. Este é o período de adaptação.
Se o usuário começou a usar no início da presbiopia, entre os 40 e 50 anos, se a lente tem uma boa qualidade, se as medidas foram feitas corretamente na ótica e se é o tipo adequado de lente para o dia-a-dia do usuário, esse período de adaptação é geralmente curto, como de algumas horas a uma semana. Já se um dos fatores acima é negligenciado, esse período pode ser maior, ou até não acontecer a adaptação com esse óculos.
Além disso, as lentes multifocais tem um campo de visão mais limitado por causa das distorções periféricas nas laterais das lentes. Esse efeito é mais suave nos modelos mais sofisticados e caros, proporcionando maior conforto e qualidade de vida.
Se você tem menos de 40 anos, não tem necessidade de correção visual em diferentes distâncias, ou se tem mais de 40 anos e prefere usar óculos diferentes para perto e para longe, as lentes monofocais podem ser suficientes para uma visão funcional.
Como avaliação final, a escolha entre lentes monofocais e multifocais deve ser feita após uma análise completa das suas necessidades de correção visual e estilo de vida, levando em consideração as recomendações de lentes do seu especialista ótico e de saúde ocular do seu médico oftalmologista.