Lentes para Óculos de Grau para Diferentes Necessidades

Penelopi - Lentes para Óculos de Grau para Diferentes Necessidades
Gostou? Compartilhe.

Diferentes lentes para óculos de grau geram diferentes correções

Entenda as diferenças entre:

  • Visão Simples
  • Visão Simples Otimizadas para Telas
  • Multifocais
  • Bifocais
  • Ocupacionais
  • Prismáticas

Lentes de Visão Simples

Possuem apenas um foco ou graduação e servem para a correção de miopia, hipermetropia e astigmatismo.  Os óculos podem ser para longe OU para perto.

Estas lentes podem ser acabadas (prontas), necessitando apenas realizar o recorte no formato da armação ou surfaçadas (fabricadas), onde um bloco bruto tem sua curvatura interna esculpida para formar o grau desejado e após é realizado o recorte e a montagem na armação.

Exemplos:

Hoya Hilux Ultrax, Hoya Nulux Miolight/Hiperlight
Essilor Visão simples Prontas e Surfaçadas, Kodak Single
Haytek/Optra

Lentes de Visão Simples Otimizadas para Telas

Estas são lentes para óculos de grau de visão simples para longe, mas que possuem uma adição, que é um foco mais convergente ou menos divergente que a graduação geral da lente, e que fica na parte de baixo do campo visual. Esta parte inferior é usada para enxergar com mais descanso e conforto computadores, celulares e livros porque a pequena adição relaxa os músculos ciliares do olho que servem para comprimir o cristalino e produzir o foco para perto.

Exemplos:

Hoya Sync III
Essilor Eyezen
Rodenstock Mono Plus
Zhetta Single Relax

Lentes Multifocais

Estas lentes servem para enxergar longe, perto e em distâncias intermediárias. Isso é possível porque as lentes possuem múltiplos focos suavemente progressivos nas diversas regiões da lente ao longo do eixo vertical.

Esta mudança de grau, chamada de adição, pois incrementa positivamente o grau esférico, aumenta a convergência ou diminui a divergência focal de forma contínua em direção à parte inferior da lente.

Esses aumentos graduais servem para compensar a dificuldade de acomodação do cristalino em ajustar o foco para perto causada pela falta de elasticidade trazida pelo avanço da idade. Essa necessidade inicia frequentemente após os 40 anos.

Pode-se dizer então, que olhando ao “horizonte” (para os lados na altura do centro ótico) a lente apresenta a sua correção para longe, como se fosse uma lente de Visão Simples e à medida que o olhar se direciona para baixo, ocorre o apoio da adição progressiva para focalizar corretamente os itens que estão mais perto devido ao aumento de potência. Esta lente pode corrigir miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia.

Exemplos:

Hoya: Família Hoyalux, Argos, Amplus, e outros.
Essilor: Família Varilux, Espace, Kodak, e outros.
Rodenstock: SI Digital, Life 3D, Life 4D, e outros.
Vize: Everyday, Advanced, Prime, Maxima e Orion Thin.

Lentes Bifocais

Possuem dois focos bem distintos, um para longe na parte de cima da lente, e outro para perto na parte inferior da lente. Esta divisão é aparente. Esta lente corrige miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia.

Lentes Ocupacionais

Ocupacionais são multifocais que privilegiam o campo de perto e intermediário até certa distância. O objetivo é dar conforto e qualidade visual para profissionais que trabalham em ambientes internos com necessidade visual até 4 metros, em média, por exemplo, consultórios odontológicos, escritórios de contabilidade, etc.

Esta lente corrige miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia, porém não são de uso geral, pois não possuem campo para longe e não devem ser usadas em ambientes amplos ou externos.

Exemplos:

Hoya Desktop e Workstyle
Essilor Varilux Digitime
Rodenstock Ergo
Zhetta Office

Lentes Prismáticas

Estas lentes corrigem a visão deslocando a imagem para compensar alterações na posição ou trajeto do globo ocular, como por exemplo, o estrabismo. O prisma é uma alteração de ângulo relativo entre as faces das lentes independente do tipo de correção focal principal. O lado mais espesso em virtude do uso do prisma é a base prismática e a luz é refratada nesta direção.

No eixo horizontal, os prismas podem ser de base nasal ou temporal e no eixo vertical, podem ser de base superior ou inferior.