Material da Lente: O que influencia essa escolha?
As lentes de óculos podem ser feitas de diversos materiais e cada um tem suas características e benefícios.
Os principais fatores que mudam com o material são o preço, a espessura, a resistência e as proteções que são oferecidas. Vamos falar destes materiais que são resinas, policarbonato e cristal.
Resina Orgânica CR39
O material mais básico e mais utilizado é a resina orgânica CR39, que entrega uma excelente qualidade de visão a preços bastante econômicos.
Seu índice de refração é de 1.50, o mais baixo dentre os materiais disponíveis. Quanto maior este índice, mais fina fica a lente, então este material é mais utilizado em graus mais baixos.
Por outro lado, existem alguns pontos negativos: em graus maiores fica mais grossa e é a única resina que não possui nativamente um grau significativo de proteção UV, ficando essa proteção com os agregados como o antirreflexo e ainda não pode ser montado em armações de fio de nylon ou de 3 peças, porque quebra.
Policarbonato
O segundo material mais utilizado é o policarbonato, que possui boa qualidade, tem preço acessível e alta resistência à quebra, por isso é indicado para uso infantil. Seu índice de refração de 1.59 é considerado um índice médio, então as lentes ficam mais finas e leves.
Resina 1.60
Após temos a resina 1.6, também conhecida como 1.60 ou 1.61, devido ao seu índice de refração. É um material resistente e com uma qualidade visual superior ao policarbonato. Essas lentes ficam com resultado final parecido com o policarbonato em leveza e espessura.
Resinas de Alto índice 1.67 e 1.74
Para graus mais elevados, ou para um resultado estético melhor ou até maior que o usual, temos as lentes de alto índice de refração 1.67 e 1.74. Essas lentes possibilitam reduzir a espessura e o peso e sempre precisam de antirreflexo para melhorar suas características de transmissão de luz. Naturalmente tem um preço maior que as outras opções.
Outros materiais
Existem outros materiais como o Trivex, de índice 1.53, resistente à quebra e com boa qualidade ótica e as lentes de Cristal que atualmente são raramente usadas, disponíveis em índices de refração baixo 1.53 e alto 1.7, 1.8 e 1.9.
É sempre importante falar com o seu ótico para obter o que se aplica melhor ao seu caso e às suas necessidades.