O que é uma lente Varilux?
Varilux é o nome da marca das lentes multifocais produzidas pela Essilor e foi o primeiro multifocal do mundo. O Varilux possui vários modelos, famílias, materiais e desenhos com diferentes amplitudes de campo de visão e indicação de uso.
Como identificar uma lente Varilux?
Quando você adquire uma lente Varilux na sua ótica, você recebe um Certificado de Garantia. É ele que lhe atesta que a lente montada em seus óculos é um Varilux legítimo e quais as suas características. Por exemplo, qual o tratamento antirreflexo utilizado, se possui a tecnologia Transitions, entre outras informações.
É muito importante a conferência do certificado com o que foi ofertado pela ótica, pois são muitas variantes que podem mudar as características de uma lente e um Varilux é um investimento qualificado em saúde visual.
Além do certificado, as lentes Varilux possuem marcações muito pequenas feitas a Laser nas lentes que podem auxiliar a identificar qual é o produto.
Quanto custa uma lente Varilux?
Essa é uma perguntas que tem uma resposta muito ampla. Lentes Varilux têm muitas variantes conforme a necessidade do usuário, como desenhos, materiais e tratamentos e os valores variam de algumas centenas de reais a mais de dez mil reais pelo par de lentes.
Na ótica podemos explicar todas as diferenças e ajudar o usuário a escolher o produto mais indicado para o seu caso e que atenda às suas expectativas de investimento.
Um pouco de história
As lentes Varilux são produzidas pelo grupo Essilor, uma multinacional de origem francesa, líder mundial no segmento e presente em mais de 100 países, foi fundada em 1972 através da fusão de duas empresas líderes do ramo na França, tendo a Essel, que é a mais antiga uma atuação desde 1849 e a Silor, mais moderna.
A primeira versão de Varilux foi lançada pela Essel em 1959, criada por Bernard Maitenaz como uma evolução do desenho bifocal e trifocal, que se chamavam Diachrolux e Trilux respectivamente. Varilux foi o nome natural para o desenho progressivo sem marcas de transição de campos.
A Silor produzia lentes de material orgânico chamado Orma 1000, uma grande inovação frente ao cristal, devido à sua leveza e boa qualidade óptica.
Varilux e Orma foram as inovações tecnológicas que definiram a trajetória de sucesso da Essilor, que perdura até hoje como líder de mercado e com geração constante de novos produtos, materiais e aprimoramentos do multifocal.